A condição da mulher é o primeiro indicador do grau de civilização de uma sociedade

Mad Max: Fury Road | George Miller / 2015

Não por acaso o mundo de Mad Max é um mundo agonizante. O instinto único da sobrevivência que erradica qualquer outro tipo de lógica reduz drasticamente a gramática do humano à mera manutenção da vida. Objectificados pelo poder, mulheres e homens, separados e isolados, são uma variação da distopia que dia-a-dia vamos construindo.
Os bárbaros estão à porta da cidade:
A maternidade mercantilizada em favor de uma elite de homens que asseguram a descendência (e propriedade) apenas com outros homens (Immortan Joe e os War Boys).
A mulher, rebaixada na sua dignidade, serve exclusivamente para o suprimento de leite para os gestantes e nem já como objecto de desejo serve aos senhores da guerra.
Toda a energia dos machos é destinada à companhia de musculados semelhantes com quem partilham os exercícios da guerra - é daqui e da promessa de ascensão ao mítico Valhalla por troca com a lealdade canina de onde brotam todos os seus êxtases.
Homem e mulher são classes objectificadas e separadas na estrutura social da Cidadela: o corpo masculino é reduzido à sua masculinidade e força; o corpo feminino aos seios e à geração de vida.
A estrutura espacial e arquitectónica da Cidadela, no seu interior labiríntica e devedora de uma estética da prisão e no seu exterior uma fortaleza inexpugnável escavada num maciço rochoso, acentua a divisão social em favor da elite masculina do poder.
O mambo-jambo pseudo-religioso, onde Immortam Joe se arroga à figura de redentor, serve de dispositivo de perpetução desse poder.

O centro da acção é a fuga inesperada de Furiosa, uma guerreira ao serviço da distopia que se insurge contra a ordem estabelecida e transporta na sua máquina de guerra as escravas sexuais de Immortan Joe. O destino seria o paraíso perdido de Many Mothers. Mas o paraíso é agora também um inferno de areia e esterilidade.
Os bárbaros estão às portas da cidade e têm nela sorrateiramente entrado sob um diáfano manto de ideologia igualitária e libertária. Mas, é da História, a utopia termina sempre em distopia.