psicoTRÓPICOS*

[Estética da ginga - A arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica, Paola Berenstein Jacques, 2007]






Pode até ser romântica, sentimental, esta proposta de pensar a favela, a arquitectura da favela e a sua relação com a cidade de baixo, a partir dos movimentos do samba e da dança, no movimento contorcionado que ocorre quando se percorre a favela. A aproximação à obra de Hélio Oiticica como construção de uma teoria arquitectónica, a partir dos acontecimentos [cf. Deleuze/Guatari e o acontecimento como o que faz actuar o pensamento] do abrigo fragmento, favela labirinto, cidade rizoma, e como construção de um pensamento e de um conceito da cidade que escapa aos códigos binários do que é ou não é arquitectura, do que é ou não é cidade, sugere, antes de tudo a riqueza do mundo que foge do cânone erudito das arquitecturas e das formas cultas com que se pensa a arquitectura e as cidades. (Ou o cânone da especulação.)
A ordem é pensar e procurar pensável o imprevisto, o rasgo da necessidade e da urgência, a recolha dos materiais incoerentes, a precariedade, a heterotopia do arquitecto, o objecto anti-projecto.


    















[Arquitetura kitsch: suburbana e rural, Dinah Guimaraens, Lauro Cavalcanti, 1979]





Ocorreu-me o trabalho de Manuel Graça Dias à volta da casa do emigrante, o encontro com Arquitetura Kitsh. Há pelo menos a coincidência de trazer ao domínio da arte e da arquitectura o papel que a cultura de massas joga na construção do real. Que, sabemos, é mais vasto que a teoria e o desenho do arquitecto: o desejo.




*Rio de Janeiro, 19.10.2010







Câmara Clara, RTP2, 30.09.2012











[Tropicália, Caetano Veloso, 1967]