fodido não tem vez*



SEQUÊNCIA 87 VELHO PESSIMISTA - MUSEU DE CURITIBA
Lettering:
- Museu Oscar Niemeyer Curitiba 2002.

OSCAR NIEMEYER ON/OFF

Eu sou pessoalmente pessimista. Eu tô na linha dos velhos pessimistas. Eu acho que a vida é um minuto. O ser humano completamente desprezado, nasce e morre. Então o sujeito tem que olhar pro céu e sentir que é pequenino, que tem ser modesto, que nada é importante. A vida é um sopro, um minuto. Então não há razão pra esse ódio todo.

Eu acho que tudo vai desaparecer. O tempo cósmico é muito curto. Me perguntaram outro dia: “o senhor não tem prazer em saber que mais tarde o sujeito vai passar e ver o trabalho que você fez”? Ah, mais tarde o sujeito vai desaparecer também. É a evolução da natureza. Tudo nasce e acaba. O tempo que isso vai perdurar é relativo.

Eu sou otimista que o mundo pode melhorar, mas o ser humano não. Acho que a gente tem que se adaptar ao mundo em que a gente vive. É rir e chorar o tempo todo.

SEQUÊNCIA 88 BOM MESMO É MULHER

OSCAR NIEMEYER ON/OFF

O resto é lutar para o mundo ser melhor, a preocupação de uma igualdade, a vida se fazer mais decente para todos. Esse é que deve ser o pensamento de uma pessoa normal. Agora, diante da vida, você olha pro céu e fica espantado. É um universo fantástico que nos humilha e a gente não pode usufruir nada.

A gente fica espantado é com a força da inteligência do ser humano, que nasceu feito um animal qualquer, e hoje pensa, daqui a pouco está andando pelas estrelas, conversando com os outros seres humanos que estão por essas galáxias aí. Mas no fim, a resposta de tudo isso é isso: nasceu, morreu: fudeu-se.

O diretor pergunta para Oscar:
FABIANO OFF
O que dá prazer ao sr hoje?

OSCAR NIEMEYER ON
O importante é mulher né?
O resto é brincadeira.
Acabou a entrevista. Não é isso? Não acham?

ENTRA CARTELA COM FRASE
No final de 2006, aos 99 anos de idade, Oscar Niemeyer casou-se pela segunda vez.

FIM

[A vida é um sopro, Fabiano Maciel, 2007]



*Óscar Niemeyer